quarta-feira, 26 de maio de 2010

A WebQuest: Evolução e reflexo na formação e na investigação em Portugal

As WebQuest foram criadas há pouco mais de dez anos, e desde então sofreram algumas alterações quer na orientação, quer no modo de conceber e avaliar a tarefa, bem como no respectivo processo.


A tarefa como elemento principal da WebQuest deve ter em atenção dois aspectos essenciais: a classificação desenvolvida por Dodge (autor das WebQuest) que delimita o tipo de tarefa que vamos ter e as dimensões a avaliar numa tarefa.




O professor deve ter em atenção em criar uma "verdadeira WebQuest", dado que algumas disponíveis online, são apenas trabalhos de pesquisa orientada, que não é o objectivo duma WebQuest, para tal utiliza-se por exemplo, uma Caça ao Tesouro. Ou seja, uma actividade em que os alunos seguem vários apontadores para diferentes sites de modo a responder a questões colocadas, onde no final têm de responder a uma questão aglutinadora, deste modo, os alunos apenas aprendem a citar informação. Pelo contrário, A WebQuest é uma actividade bem mais complexa, onde além de haver uma processo e avaliação, a tarefa é de resposta aberta.



Sendo assim, uma verdadeira WebQuest motiva o aluno, promove o seu pensamento crítico, uma aprendizagem cooperativa e o desempenho de vários papéis. Deste modo, as WebQuest mais interessantes e de nível mais avançado são aquelas que mencionam temas polémicos da sociedade onde vigoram várias perspectivas, tornando-se assim desafiantes para os alunos, onde eles aprendem quer de modo individual quer em grupo.



As WebQuest podem facilitar o trabalho do professor, quando há algum tema que considera mais difícil de integrar por parte dos alunos, ou em que a sua estratégia de ensino é menos adequada. As WebQuest podem ter um carácter disciplinar ou transdisciplinar.



As WebQuest sofreram uma evolução ao longo do tempo, e só ao fim da terceira fase é que ela surge tal e qual como a conhecemos hoje. O que no início eram as fontes de informação passaram a estar contempladas no que conhecemos hoje como processo. Havia também um item de orientação que actualmente não existe, é criada a avaliação e também a página para o professor.



As WebQuest que conhecemos (estes pontos encontram-se mais explícitos na mensagem publicada anteriormente) são compostas por:




  • Introdução, cria o ambiente e contextualiza a temática


  • Tarefa, que deve ser executável e sobretudo motivadora, onde se indica qual o produto final que os alunos devem apresentar depois de completar todas as etapas (uma tarefa por ser classificada em 12 tipos diferentes). Para uma tarefa bem sucedida, esta deve solicitar análise crítica, pesquisa, síntese, avaliação, criatividade, julgamento de situações ou resolução de problemas


  • Processo, onde são apresentadas de forma clara as etapas a seguir para resolver a tarefa proposta. As etapas devem ser resolvidas em grupo. Integra também os recursos a utilizar pelo aluno para resolver as etapas


  • Avaliação, deve conter os parâmetros do conteúdo a avaliar, bem como distuinguir se há avaliação individual e/ou em grupo


  • Conclusão, deve resumir o que os alunos aprenderam, bem como propor-lhes um novo desafio, ou orientá-los para algum site interessante sob a temática

  • Informação para o professor, deve apresentar orientações específicas para o professor poder implementar a WebQuest e esclarecer algumas dúvidas caso surjam. Sugere-se que esta informação não apareça como página, mas sim incluída numa página, podendo ser a inicial, com indicação para esta informação


  • Ajuda, deve aparecer no menu, e conter esclarecimentos ao aluno sob o que é uma WebQuest, bem como, qualquer outro tipo de esclarecimento que seja relevante




A WebQuest tem sido introduzida na formação inicial e contínua de professores, e tal considero importante, até porque obriga o professor a mobilizar conhecimento de uma forma diferente do tradicional e torna o processo de aprendizagem mais interessante para os alunos. Para além do dominar os conteúdos, o professor terá de dominar mais três dimensões, sendo elas: a pesquisa de informação; o uso das ferramentas online para fomentar a aprendizagem, bem como saber utilizar as tecnologias, dado que a WebQuest é disponibilizada online.


Ou seja, a WebQuest serve de certo modo para os professores desenvolverem algumas competências profissonais, tais como: a concepção de materiais e a modelação da aprendizagem na Internet; a facilitação da comunicação interpessoal; a organização, promoção e gestão do trabalho colaborativo; a avaliação e divulgação das aprendizagens. O professor deve ter em atenção a criatividade da tarefa, a selecção das fontes a indicar aos alunos, bem como a explicitação dos conteúdos avaliados quer ao nível individual quer ao nível do grupo.


Deste modo, a WebQuest, fornece ferramentas aos professores e futuros professores, para pensarem ou repensarem na aprendizagem e nos princípios pedagógicos para orientar os seus alunos ao longo da WebQuest.


O professor necessita então de estudar de modo aprofundado o modo como se constrói a WebQuest, deve seguir as orientações sugeridas por Dodge e March, definir a duração da tarefa (longa ou curta), deve ter em atenção se é relevante, de confiança, se promove a atenção e a satisfação do destinatário. Após ser construída e antes de implementada deve ser avaliada, através de uma grelha disponibilizada online, Grelha de Bellofatto et al. (2011) e os Fine Points Checklist de Dodge (1999).


Existem vários sites de instituições que fornecem informação e exemplos para ajudar os professores a implementar de modo adequado uma WebQuest. Fornece-lhes ajuda e como por exemplo no caso do site “WebQuest: um desafio aos professores para alunos”, são explicitadas todas as fases de uma verdadeira WebQuest, as tabelas traduzidas de avaliação da mesma, informação bibliográfica, recomendações gráficas e funcionais e exemplos.


As WebQuest têm sido introduzidas em alguns Centros de competência, como por exemplo na Universidade do Minho, Universidade de Aveiro ou Universidade Católica, entre outras, que consideram o uso das WebQuest como uma ferramenta importante ao desenvolvimento de competências transversais.
A WebQuest foi introduzida também em alguns cursos de formação inicial e contínua no ensino superior, sobretudo nas Licenciaturas em Ensino.


Algumas investigações demonstraram que os alunos se sentem motivados com a WebQuest, claro q dependendo também da temática, mas que no final constata-se que há aprendizagem, sentindo-se assim também os professores satisfeitos porque os alunos se dedicaram no empenho da resolução da tarefa, na discussão em grupo e na apresentação do trabalho elaborado.


O professor deve ter o papel de orientar os alunos, mas sempre promovendo a autonomia deles e apelando ao seu espírito crítico. Após a conclusão das tarefas é importante a apresentação do trabalho por parte dos grupos, não só para se submeterem à crítica dos pares e do professor, mas também para se habituarem a expor o seu trabalho perante os outros. Deste modo, os alunos tornar-se-ão mais tolerantes aos erros dos outros e também aos seus, aprendendo a avaliar e a dar sugestões, bem como a aceitá-las.


Para concluir, devo recordar que o impacto duma WebQuest será maior quanto maior o interesse da temática, da tarefa e da orientação no processo. As questões devem ser abertas e complexas de modo a envolver o aluno, obrigando-o a seguir muito além da informação disponibilizada. Podemos também utilizar outros recursos como o som, vídeos, anúncios ou outros para cativar o aluno. O que importa é que a actividade seja motivadora e ajude os alunos a aprender.

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