sábado, 1 de maio de 2010

WebQuest, uma ferramenta educativa




A WebQuest é uma ferramenta educativa, que pode ser utilizada por professores para promover aos seus alunos, a melhor compreensão dos conteúdos, e também o espírito colaborativo entre eles.
Para entender melhor as características da WebQuest, respondemos a um questionário.
Para tal utilizamos como apoio às respostas, o site http://webs.ie.uminho.pt/aac/webquest/, bem como o texto A WQ - Evolução e Reflexo (2007).pdf.

Questionário:

a)Quando surgiu a WQ e com que finalidade?

A WebQuest, surgiu em 1995, e resulta de uma actividade orientada para a pesquisa, onde toda ou quase toda a informação se encontra na Web.

b) Quem foram os mentores?

Os mentores da WebQuest foram Bernard Dodge e Tom March.

c) Quais são os 5 componentes da WQ?

Introdução
Deve ser motivadora, tanto do ponto de vista cognitivo, ou seja, motivando os alunos a utilizar os conhecimentos prévios, como temático, despertando o aluno para o assunto a abordar. Deve ser também desafiadora, promovendo o seu empenhamento na actividade.


Tarefa (s)
É explicitado qual a actividade ou actividades que o aluno vai realizar. Deve ter em atenção o nível cognitivo da tarefa, bem como a dificuldade. Segundo os autores da WebQuest existem 12 tarefas possíveis que serão enumeradas na questão seguinte.


Processo
São indicadas as fases ou etapas a seguir. São indicados também os recursos a utilizar, estes devem estar disponíveis na Web. . À medida que os alunos realizam a tarefa, devem ser dadas orientações pormenorizadas para que os alunos se sintam orientados.

O assunto deve ser abordado de forma clara e a estrutura bem explicitada. Deve ser rico, de modo a que o aluno possa tomar diferentes papéis nas actividades propostas.

Avaliação
Indicar o modo como os alunos serão avaliados, bem como se a avalização será individual ou em grupo. Deve incluir indicadores qualitativos e quantitativos na avalização.


Conclusão
É apresentado o resumo da actividade onde se destacam as vantagens da mesma.
Devem ser propostas novas questões, novos problemas que assegurem a curiosidade os alunos e proporcionem uma nova WebQuest.


d) Quais são os 12 tipos de tarefas identificadas por Dodge? Quais as mais apropriadas para uma verdadeira WQ?

► redigir o que se leu (contar)

► compilação de dados

► mistério (papel de detective)

► jornalismo (papel de reporter)

► criar um produto ou planear uma acção

► produtos criativos (criar uma história, poema, canção, um poster, uma pintura)

► criar consenso

► persuasão (ponto de vista a apresentar, por exemplo, na câmara; escrever uma carta, um editorial; fazer um poster; criar um vídeo publicitário)

► conhece-te! (reflexão sobre quem se é; objectivos a longo prazo; questões éticas e morais; como melhorar determinadas facetas; apreciar arte, etc)

► tarefas analíticas (olhar atentamente para um ou vários aspectos e identificar semelhanças e diferenças)

► Julgar/avaliar (o aluno dispõe de vários itens e tem que os ordenar ou classificar ou, ainda, escolher entre algumas opções)

► tarefas científicas (definir hipóteses, testar hipóteses; descrever os resultados e interpretá-los)

(adaptado do site:http://webs.ie.uminho.pt/aac/webquest/)

Para que se possa considerar uma verdadeira WebQuest, as tarefas devem ser: de mistério; criar um produto ou uma acção; produtos criativos; persuasão; conhete-te; tarefas analíticas; julgar/avaliar e tarefas científicas.

e) Qual a duração de uma WQ?

Pode ser de curta duração, 1 a 3 aulas, ou de longa duração, 1 semana a 1 mês.

No final deve ser pedido aos alunos para apresentarem o trabalho que realizaram.

Sem comentários:

Enviar um comentário