terça-feira, 9 de março de 2010

Plano Tecnológico da Educação

Este questionário foi efectuado durante a aula de Tecnologia Educativa sobre o Plano Tecnológico de Educação.

a) Quais são os 3 eixos do PTE?

O PTE tem três eixos de actuação principais sendo eles, “Tecnologia”, “Conteúdos” e “Formação.”


b) Quais os projectos afectos a cada um dos 3 eixos?

Os projectos afectos a cada um dos eixos estão descritos na seguinte tabela:

Explicitando melhor a tabela, no eixo da Tecnologia temos 5 projectos, sendo eles: Kit Tecnológico Escola, Internet em banda larga de alta velocidade, Internet nas salas de aula (Redes de área local), Cartão electrónico do aluno e Videovigilância.

No eixo dos Conteúdos estão presentes os projectos Mais-Escola.pt e Escola Simplex.

Por fim, na eixo da Formação, estão afectos os projectos de Formação e Certificação de Competências TIC e Avaliação electrónica.

c) Qual a relação entre o PTE e a proposta de Jonassen (2007) - computadores como ferramentas cognitivas?

Jonassen relaciona a importância do uso das aplicações informáticas como ferramentas cognitivas de modo a que se obtenha uma aprendizagem sgnificativa, promovendo um pensamento diversificado nos alunos, e de utilidade real.

Ele não acredita que os alunos aprendem apenas a partir do computador, mas sim de actividades significativas proporcionadas por eles, e pelos professores, deste modo, há a preocupaçã0 do uso dos materiais informáticos como ferramentas cognitivas, proporcionando aos alunos aplicações informáticas que exige deles um pensamento crítico de tudo o que aprendem.

O PTE , valoriza a modernização da escola, criando condições fisícas para tal. Sendo assim este projecto faz uma relação directa entre melhorias tecnológicas e promoção do sucesso escolar, ou seja, o sucesso escolar será tanto maior quanto melhores forem as condições informáticas, esquecendo deste modo o processo de ensino e aprendizagem.

Considera essencial as ferramentas TIC para ensinar e aprender, não explicitando e desprezando o modo como este poderá ser favorecido. Não explicita também o modo como as ferramentas informáticas devem ser utilizadas na sala de aula, nem o modo como o professor as pode utilizar para melhorar a qualidade do ensino e para tornar a aula mais rentável.

Sem comentários:

Enviar um comentário