sexta-feira, 19 de março de 2010

Indicadores de qualidade de sites educativos

Após a leitura do artigo "Indicadores da qualidade de sites educativos" de Ana Amélia Amorim Carvalho Carvalho, destaca-se a importância do utilizador necessitar de ter uma atitude crítica perante a informação online, dado que a quantidade dessa mesma informação é tão grande, que se torna necessário para o utilizador saber avaliá-la e criticá-la.

Isto acontece porque a informação online tem sofrido uma evolução progressiva ao longo do tempo. Desde a apresentação da informação no dito "lençol", à fase do exagero das animações, até à passagem para uma fase onde se considerava essencial a simplicidade e interactividade, sendo a antecessora do que actualmente conhecemos como informação online. Informação esta, que se encontra em crescimento constante, onde todos podem contribuir para ela, podem juntar o seu comentário, e deste modo aprender partilhando.



Sendo assim, e dado que qualquer um pode colocar informação online, é necessário então definir parâmetros para que se possa avaliar a qualidade dessa mesma informação, e ao nível educativo, sobretudo importante para nós professores, é de extrema importância saber utilizar a informação online para incentivar a aprendizagem, no entanto para tal, temos que saber definir qual a que será mais correcta e mais útil para ser utilizada pelos alunos.

Deste modo são colocadas duas questões que vou responder de seguida, e que se baseiam na leitura deste artigo:



a) Como avaliar a informação online?

Para a avaliação da informação online, existem várias perspectivas acerca de indicadores de qualidade, que estabelecem critérios específicos e bem explicítos. Embora sejam diferentes em alguns aspectos, são concordantes na maioria das características, preferindo assim destacar as mais importantes:


O autor, que deve estar bem explícito, bem como o contacto para possíveis esclarecimentos de dúvidas que possam surgir. O autor deve também identificar caso ache necessário, uma breve descrição sobre a sua especialidade, se apresenta colaboradores, bem como patrocínios.



O conteúdo, deve conter o propósito do site, os objectivos, a relevância da temática, para que o utilizador possa perceber qual a importância do assunto para si.



O rigor da informação, se está bem estruturada, bem escrita, sem erros. Se apresenta enviesamentos, ou se denota alguma influência no ponto de vista do autor. Deve conter também as fontes bibliográfica, para que assim o utilizador possa obter mais informações, caso necessite, bem como para demonstrar que se trata de informação fiável. A informação deve respeitar etnias, moralidades, crenças religiosas, bem como os valores sociais.


As actualizações, devem ser feitas sempre que necessário, e apresentar em destaque tanto a úlitima actualização feita, como a data da mesma.


A facilidade de acesso à informação, se esta apresenta hiperligações que facilitem o acesso a determinado conteúdo, bem como se é fácil para o leitor perceber o que está a ler e onde se situa no site, como voltar à página inicial, entre outros aspectos, tais como a facilidade de perceber quem é o autor, datas de actualização, entre outros. Deve também conter opções que facilitem o acesso a pessoas com deficiências ou outro tipo de dificuldades.



O design gráfico, que implica perceber se possuem alguma função ou se são meramente decorativas. Pequenos pormenores tais como, ícones básicos, podem sugerir sugestões, dar indicações ao leitor, ou pelo contrário, fazê-lo perder-se. Os efeitos visuais que chamam a atenção para determinado assunto. A forma como o texto se encontra formatado, a cor dos títulos, espaçamentos entre os parágrafos, tipo (sem serifa) e tamanho de letra, tudo influencia para uma maior comodidade de leitura.



Estes aspectos, são os considerados para avaliar a qualidade da informação online, no entanto, podem também ser adaptados a sites educativos.

Neste caso, importa sobretudo 6 indicadores de qualidade da informação:

1- Temática e adequação às orientações curriculares
2- Abordagem feita ao assunto
3- Correcção do texto (oral e escrita)
4- Referências bibliográficas
5- Data e actualidade
6- Autor





b) Como analisar um website educativo?



Um site educativo deve contemplar todas as características anteriormente referidas, bem como características específicas que permitam estar adequadas às necessidades educativas dos alunos.

Sendo assim, e a partir dos parâmetros de qualidade da informação online, foi possível definir nove dimensões que devem constar num site educativo de qualidade:

1- Identidade:

Inclui o nome do site; o propósito ou a finalidade do mesmo (pode constar no título), deve orientar os alunos, professores e encarregados de educação, bem como especificar o nível de escolaridade e as orientações curriculares; autoridade (autor ou instituição) e Data de criação bem como da última actualização.


2- Usabilidade:


Indica se um site á fácil de utilizar, e fácil de aprender a usar, bem como se asatisfaz ao utilizador
navegar nele. Deve também conter alguns parâmetros que molhor permitem a sua compreensão, sendo eles:

Estrutura do site, O utilizador compreende facilmenta a estrutura do site, bem como os itens contidos no menu, para tal este deve estar sempre disponível;

Navegação e orientação do site, O utilizador deve compreender facilmente onde se encontra no site, como prosseguir e como voltar ao menu inicial, deste modo o menu sempre visível torna-se um auxiliar importante, bem como índice, ou a presença de um motor de pesquisa interno, pode conter também o mapa do site, bem como a ajuda para a navegação;

Interface, contém o aspecto gráfico que vai fazer promover ou não o interesse do utilizador pelo site. O site deve ser consitente de modo a que o utilizador não se canse na navegação do site. Deve respeitar as normas de acessibilidade a utilizadores com algum tipo de deficiciência, tal como, poder aumentar o tamanho da letra, facilitando a leitura. O utilizador deve ter o controlo sobre os vídeos e som. O cuidado com o tipo de letra é importante, devendo esta ser sem serifa, as frases devem ter espaçamento, e os parágrafos um espaçamento maior, bem como os títulos e subtítulos convem estarem destacados. O contraste entre o fundo, os caracteres e as cores usadas, deve ser adequado de modo a não cansar o utilizador. Apenas as hiperligações devem estar sublinhadas. Se estas condições forem respeitadas, será agradável para o utilizador a navegação no site.





3- Rapidez de acesso:



Existência de hiperligações activas; quanto mais rápido o acesso maior a satisfação do utilizador.





4- Níveis de Interactividade:




Deve fazer o aluno sentir-se desafiado, envolvido, promovendo assim o seu interesse. Pode ir desde o simples aceder à informação até à construção de textos próprios para colaboração online. Sendo assim, consideram-se vários níveis de interactividade para o utilizador:

Nível 1- O utilizador vê, lê, ouve e clica nas hiperligações para aceder à informação;

Nível 2- O utilizador desloca objectos;

Nível 3- O utilizador preenche algum tipo de informação, esperando receber uma resposta;

Nível 4- O utilizador preenche, e verifica de imediato, podendo ser através de exercícos de correcção automática, motor de pesquisa, entre outros. Deste modo o utilizador é estimulado, incentivando assim a sua aprendizagem.

Nível 5- O utilizador contrói texto online de modo colaborativo.






5- Informação:



A informação pode ser apresentada em qualquer formato. Deve conter perguntas de de ajuda ao utilizador (FAQs), sugestões e actividades para professores e encarregados de educação, que exploram o site com os alunos.






6- Actividades:




Têm como principal função motivar os alunos para conhecerem melhor e explorarem a informação disponível. Devem ser diversificadas, e adaptada aos vários tipos de aprendizagem, desde reflexões, resolução de problemas, debates, pesquisas orientadas, exercícos com correcção automática, até aos jogos educativos. Estas actividades podem permitir adquirir competências individuais, mas também colaborativas, quando os alunos trabalham com os colegas.






7- Edição colaborativa online:




Permite que os alunos, através de blogues, Wiki, permitem a vários sujeitos, trabalhar num mesmo objectivo, num mesmo trabalho, mesmo estando em locais distintos.






8- Espaço de partilha:




Onde os alunos disponibilizam os trabalhos, podendo eles vir a ser comentados pelos colegas e até por outras pessoas, utilizadoras do site. Também os professores podem colocar lá informação útil para os alunos.






9-Comunicação:



Através dos fóruns de discussão, chats, correio electrónico, onde todos podem participar e intervir para dar ideias, sugestões, esclarecer dúvidas que surjam.



Para concluir, gostava apenas de referir, que cabe ao professor avaliar a qualidade de um site educativo, verificando sobretudo se ele apresenta actividades que fomentem a aprendizagem, para que cada vez mais, os alunos se sintam envolvidos em aprender de modo tanto individual, como colaborativo.

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