sábado, 13 de março de 2010

Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e no Ensino Secundário: dos Recursos e Ferramentas Online aos LMS


Numa sociedade cada vez mais digital, em que a Internet adquire uma importância crescente, surge a necessidade de modificar o ensino, deixando este de ser do tipo tradicional, para um ensino que recorra aos Recursos Online, dado que as novas gerações, já enraizadas neste novo meio (nativos digitais), exigem ao professor uma capacidade maior de mobilizar novas técnicas para que deste modo, cative os alunos e promova uma aprendizagem significativa.



A Internet, sendo parte integrante da sociedade, surge como um meio para depositar informação, e deste modo permite partilha-la, e como consequência aprender.

Deste modo, é de extrema importância preparar as nossas gerações, para este novo estilo de vida. Para tal é necessário apostar na formação de professores, não só sobre a tecnologia, mas também no modo como integrá-la na sala de aula. Sendo assim, o governo tem apostado em promover e integrar a Internet nas escolas.


Considero importante destacar, que nesta nova era, o professor vai adquirir também novas funções, tais como, as de facilitador da aprendizagem, apoiando o aluno na sua construção do conhecimento de forma indivudual e colaborativa, proporcionar autonomia na aprendizagem, incentivando ao espírito crítico e à capacidade de tomada de decisão.



Deste modo, será dado ênfase á promoção das competências sócio-cognitivas, em que o aluno aprende a procurar informação, a seleccionar o que considera importante, aprende a comunicar com os colegas e a colaborar com eles, e aprende também a participar na sociedade ao colocar também ele informação na Internet.


Estabelece-se assim o conceito de conectividade que se caracteriza "o estar do sujeito na rede." Este conceito torna-se crucial, pois é a partir das conexões que o aluno faz, que ele vai adquirir informação e modificar o conhecimento presente.

Com a quantidade de informação disponibilizada na Internet, o principal desafio não é encontrá-la, mas sim saber seleccionar essa mesma informação. Deste modo, o professor deve orientar essa pesquisa, dando ao aluno aspectos significativos, que permitam ao aluno descriminar o necessário do acessório, e permitir que ele saiba criticar a informação adquirida. Para tal, existem actividades na Web, de apoio à aprendizagem, como a Caça ao Tesouro, e mais complexa, a WebQuest.
Este tipo de actividades, são também interessantes, no aspecto colaborativo, pois os alunos trabalham em grupos, interagindo entre eles, colaborando e se entreajudando, fazendo com que o nível de desenvolvimento cognitivo seja sempre crescente.


Cabe também ao professor, ensinar aos alunos a diferença entre plagiar e citar, e referir-lhes como devem citar a fonte, de forma mais completa possível.


Incentivar os alunos a publicar informação na Internet, é satisfatório para eles, sobretudo quando vêem o seu trabalho comentado pelos colegas, professores e outros cibernautas, e deste modo além de estar a contribuir para a sua aprendizagem, o aluno vai também colaborar com o desenvolvimento da sociedade.


Para facilitar a interacção professor-aluno, quer em contexto sala de aula, quer fora deste contexto, foram criados os LMS, plataformas de apoio à aprendizagem, que permitem o apoio à formação à distância. Nestas plataformas podem ser disponibilizados materiais das aulas, pode ser utilizada como local de comunicação, também para o professor disponibilizar material que considere importante de apoio à aprendizagem, e onde os alunos podem colocar questões,
dar a sua opinião sobre determinado assunto, e também eles colaborar com a aprendizagem dos colegas. Estas plataformas têm a grande vantagem de o aluno poder utilizar quando quiser (quando se sentir mais inspirado), onde quiser e sempre que pretender aceder à informação. Outra grande vantagem prende-se com o facto de os alunos poderem trabalhar em segurança e privacidade visto que apenas quem está inscrito nela pode aceder à plataforma.

Para concluir, o professor deve adaptar-se a esta nova era tecnológica, e sobretudo saber aproveitar os recursos fornecidos por ela. Deste modo, cabe ao professor saber adaptar o modo como dirige as suas aulas às progressivas evoluções tecnológicas, e conseguir tirar o melhor partido delas, para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, cativando os alunos e envolvendo-os também a eles neste processo.






1 comentário:

  1. Devo dizer, que este texto está um pouco longo demais, mas considero importante tudo o que referi. Por isso, peço um pouco de paciência para o conseguirem ler todo =)

    ResponderEliminar